COMPARTILHAR

Pão de Banana

Esta receita fácil de pão de banana da atriz e vencedora do Celebrity Masterchef Sophie Thompson é um lanche vencedor para onze ou chá da tarde. É realmente fácil de fazer e brilhante para usar bananas maduras demais.

Tempo de cozimento 1 hora e 10 minutos
Porções 10
Calorias 220 / 1

Aqui na Fazenda @ Mesa gostamos muito de seguir e nos inspirar em chefs que foram vencedores de competições pois gostamos de valorizar o trabalho duro e cansativo da culinária profissional.

Esta receita é inspirada na Chef Sophie Thompson.Sophie Thompson é uma atriz premiada e vencedora do Celebrity MasterChef  Inglaterra. Seu novo livro de receitas, My Family Kitchen, é uma coleção de receitas deliciosas e descomplicadas, retratadas com seu humor, calor e vivacidade de marca registrada.

Você vai precisar de

Você vai precisar de

PARA O PÃO

  1. 100g de manteiga macia
  2. 100g de açúcar refinado
  3. 2 ovos grandes
  4. 200g de farinha com fermento
  5. 1 colher de chá de extrato de baunilha
  6. 1 colher de chá de fermento
  7. 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  8. 5 bananas, maduras (aprox. 400g descascadas), amassadas

 

PARA A COBERTURA

  1. 150g de açúcar refinado
  2. 2 colheres de sopa de água
  3. 150ml de creme duplo
  4. banana seca para decorar

Como preparar

Como preparar
  1.  Pré-aqueça o forno a 180 ° C / 160 ° C ventilador / Gás  
  2.  Forre uma forma de pão de 1 kg com papel manteiga 
  3. Na tigela grande da batedeira com batedeira, coloque a manteiga, o açúcar, os ovos, a farinha e o extrato de baunilha. Como alternativa, use uma tigela grande e uma batedeira elétrica portátil. Bata em velocidade média por alguns minutos, até que tudo esteja bem combinado.
  4. Junte o fermento e o bicarbonato de sódio e banana amassada.
  5. Transforme na forma preparada e alise a superfície com as costas de uma colher. Cubra frouxamente a forma com papel manteiga ou papel alumínio e asse no meio do forno por 45 minutos a 1 hora, removendo o papel ou papel alumínio nos últimos 20 minutos.
  6. Enquanto isso, faça a cobertura de caramelo. Derreta o açúcar refinado e a água em uma panela e borbulhe em fogo médio até dourar. Abaixe o fogo e acrescente o creme de leite (cuidado, pois a mistura vai espirrar). Misture até ficar homogêneo e, em seguida, transfira para uma tigela para esfriar.
  7. Quando o bolo estiver pronto, deixe repousar na forma por 10 minutos antes de levar para a gradinha. Quando ainda estiver quente, transfira para um prato.
  8. Espalhe a cobertura de caramelo e decore com lascas de banana secas ou o que quiser.