COMPARTILHAR

Risoto de Vegetais Cremoso

Uma versão mais saudável do risoto sem óleo ou manteiga, substituindo o queijo parmesão vegano. Inclui muitos vegetais frescos para fibras e nutrientes. Uma receita fácil de 30 minutos com 8 ingredientes, perfeita como entrada ou acompanhamento.

Tempo de cozimento 30 minutos
Porções 4
Calorias 257

O risoto é um prato à base de arroz que acredita-se ser originário de Milão, Itália. A primeira versão chamava-se Risotto alla Milanese e era tradicionalmente feita com manteiga, cebola, vinho branco, caldo, sal, açafrão e parmesão. Desde então, muitas variações de sabor foram criadas. Nossa versão à base de plantas não é tradicional, não contém laticínios e é igualmente deliciosa.

 

Você vai precisar de

Você vai precisar de

 Ingredientes 

  1.  840-960 ml de caldo de vegetais, se você sabe como fazer o seu próprio caldo de vegetais, ótimo. Caso você não saiba e gostaria de aprender, nos envie um e-mail solicitando uma receita de caldo de legumes que ficaremos felizes em trazer para você em primeira mão.
  2. 160 g de aspargos (pontas aparadas ou 1 pequeno feixe de brócolis, talos aparados (usamos ambos).
  3. 120 g de pimentão vermelho (sementes + caule removido, em fatias finas) .
  4. 1/4 colher de chá de cada sal marinho e pimenta preta
  5. 120 g de cebolinhas em tiras finas
  6. 185 g de arroz arbório
  7. 60 ml de vinho branco seco (ou sub com caldo de vegetais)
  8. 20 g de queijo parmesão vegan (e mais para servir)

 

Gordura saturada 0.4g Sódio 423g Carboidratos totais 50g Açúcares 3.4g Proteína 5.7g Fibras 2.7g

Como preparar

Como preparar
  1. Em uma panela média, aqueça o caldo de legumes em fogo médio. Depois de ferver, reduza o fogo para baixo para mantê-lo aquecido.
  2. Enquanto isso, aqueça uma panela grande em fogo médio. Quando estiver bem quente, acrescente metade da água (ou óleo) e os aspargos (e / ou brócolis) e o pimentão vermelho. Tempere com uma pitada de cada sal e pimenta e refogue até ficarem macios e levemente dourados - 3-4 minutos - mexendo sempre. Cubra a vapor e acelere o tempo de cozimento. Retire da panela, descubra e reserve.
  3. Aqueça outra panela grande com borda em fogo médio. Uma vez quente, adicione o restante da água (ou óleo) e chalota. Refogue por 1-2 minutos ou até ficar macio e levemente dourado.
  4. Adicione o arroz arborio e cozinhe por 1 minuto, mexendo ocasionalmente. Em seguida, adicione vinho branco seco (ou mais caldo de vegetais) e mexa delicadamente. Cozinhe por 1-2 minutos ou até que o líquido seja absorvido.
  5. Usando uma concha, adicione 1/2 xícara (120 ml) de caldo de legumes aquecido, mexendo quase sempre, dando ao risoto uma pequena pausa para voltar a ferver. O fogo deve ser médio e deve haver sempre uma leve fervura. Você quer que a mistura cozinhe, mas não ferva, ou ela ficará pegajosa e cozinhe muito rápido.
  6. Continue a adicionar o caldo de legumes, 1 concha de cada vez, mexendo para incorporar, até que o arroz esteja “al dente” - cozido, mas não mole. Todo esse processo deve levar apenas 15-20 minutos (pode demorar mais se for feito um lote maior).
  7. Assim que o arroz estiver totalmente cozido e al dente, retire do fogo e tempere com sal e pimenta a gosto. Adicione também queijo parmesão vegan e a maioria dos vegetais cozidos, reservando alguns para servir.
  8.  Prove e ajuste o sabor conforme necessário, adicionando uma pitada de sal e pimenta a gosto ou mais parmesão vegan para realçar o sabor.
  9. Para servir, divida entre as tigelas de servir e cubra com os vegetais restantes, o queijo parmesão vegan adicional e uma pitada de salsa (opcional).
  10. Melhor quando fresco, embora as sobras fiquem cobertas na geladeira por 2 a 3 dias.
  11. Não tentamos congelar esta receita.